quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Recursos tecnológicos

                   A inserção dos conhecimentos tecnológicos no ambiente escolar de forma intencional e reflexiva contribui positivamente para a transformação da visão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem, uma vez que configura aos professores não apenas a função de transmissor de informações mais também a de colaborador, orientador e mediador do conhecimento que divide com os alunos a responsabilidade do aprender possibilitando assim uma maior autonomia e liberdade do sujeito da aprendizagem. Faz se necessário assim à constante formação e qualificação do profissional da educação para um melhor desenvolvimento da sua ação didático-pedagógica.
Atualmente com a crescente universalização da internet existem vários recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis a ação educacional, recursos estes que auxiliam e facilitam exploração dos conteúdos de forma inter e multidisciplinar o que ocasiona num maior dinamismo do ensino didático dentro da sala de aula.
Conhecer as definições e especificidades dos recursos didáticos no contexto das multimídias e a utilização destes recursos no ambiente escolar colaboram significativamente para aquisição da segurança e autonomia metodológica sendo assim atenção aos conceitos que colaboram com utilização das tecnologias:

Multimídia – elemento de comunicação que se refere à combinação de tecnologias com suporte digital que abrange diversas áreas da informática e caracterizam se como recurso multissensorial, uma vez que exploram mais de um sentido humano que somados aumentam a capacidade de aprendizagem. Trata se hoje de um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. Diz respeito as tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Exemplos: CD-ROM, DVDs, hardware e software, etc.

Hipertexto – texto ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal e têm a função de inter-conectar e esclarecer com mais precisão os assuntos abordados. É um recuso inter-textual, dinâmico, interativo com organização multi-linear que possibilita um ambiente de aprendizagem interativo de colaboração e interdisciplinar que colabora para uma maior autonomia dos alunos no processo pedagógico.

Hipermidia – representa junto ao hipertexto e as multimidias uma maneira tecnológica de comunicação caracterizada pela fusão das varias mídias a partir de elementos não-lineares traduzida numa só linguagem suportada por sistemas eletrônicos de comunicação que por sua vez no contexto educacional proporciona uma maior sensibilização dos alunos aos conteúdos dinamizando e aproximando-os da realidade vivenciada pelos educandos.

Data: 20/10/10




Referencia bibliografica


__________________WIKIPEDIA/pt.wikipedia.org/wiki/Hipermídia. Acessada em 20/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário