quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Quem sou eu como professor e aprendiz"



No exercício da pratica docente acredito que sou uma profissional, que na medida do possível, instiga nos alunos a sede pelo saber; conclusão esta que faço baseada nas interações que estabeleço cotidianamente com os alunos Procuro sempre valorizar as contribuições que cada aluno traz para o ambiente escolar explorando o contexto social em que este se insere para motivar o interesse e participação incentivando os próprios alunos a ultrapassarem as barreiras do comodismo e da passividade do processo educativo incentivando-os a tornarem se investigadores e críticos do processo ensino aprendizagem, pois uma vez compreendida a dinâmica do conhecimento que é resultante principalmente de aquisições pessoais fruto das permutas sócio culturais estabelecidas entre os indivíduos, o ambiente sala de aula pode transformar se em um reduto mediação eficaz na preparação dos alunos como cidadãos conscientes e reflexivos preparados para atuarem nos mais diversos setores e frente as adiversidades da existência humana.
Frente a grandes paradoxos da educação as mudanças fazem necessárias e presentes como forma de otimização e adaptação a realidade do aluno por isto na sua grande maioria elas causam certos desconfortos e receios, porem são essenciais uma vez que caracterizam se com o desenvolvimento natural de uma pratica pedagógica reflexiva e como forma de avaliação de tudo que é vivenciado e necessário ao crescimento profissional e pessoal. 

data:29/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário