quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PLANEJAMENTO DIARIO


temas: Doenças Transmissíveis e seu processo histórico
título:EPIDEMIAS NA HISTÓRIA – PESTE NEGRA (SÉC. XIV), GRIPE ESPANHOLA (1918-1919) E GRIPE A (2009 - …)
professoras cursistas:  Cláudia Dias Ramos     e   Luciana Claricinda da Silva
Objetivos:
  • Identificar o conceito de epidemia.
  • Reconhecer a importância de entender a história da humanidade, os acontecimentos que movem a história e de como as pessoas são sujeitas e autores dela.
  • Construir uma pesquisa em grupo com uso de TICs.
  • Organizar e relacionar conhecimento.
  • Construir uma apresentação com auxílio de tecnologias.


Quando e onde?

As atividades propostas serão realizadas de maneira interdisciplinar com as turmas do 5º e 6º semestre do EJA da Escola Municipal Noturna Professora Cláudia de Mello Mendes durante as aulas de ciências e historia e também no laboratório de informática a ser agendado.

Estrategias:

Este trabalho visa estimular a integração entre os alunos na busca da construção de conhecimentos utilizando ferramentas de mídias e tecnologias, como por exemplo o uso da Internet. Promover o debate do tema, a autoria e divisão de conhecimentos por parte dos alunos com o grupo escolar através de pesquisa, produção de uma apresentação sobre o conteúdo. Desafiando assim os alunos a serem produtores de conhecimento.
O Trabalho será dividido nas seguintes etapas:
Atividade 01
Inicialmente o professor deverá apresentar três imagens relacionadas às epidemias que deverão ser estudadas. Mas sem informar sobre o que as imagens se referem. Desta forma deixando os alunos explorem suas impressões e opiniões sobre elas. Após os alunos analisarem as imagens e exporem suas opiniões o professor deverá explicar que aquelas são imagens sobre as maiores epidemias da história e estimulará os alunos a um debate em aula sobre estas epidemias podendo fazer uso dos seguintes questionamentos:
      O que é uma epidemia?
       Como ela se espalha?
       Qual a importância de aprender sobre as epidemias?
       O que sabem sobre as seguintes epidemias: Peste Negra, Gripe Espanhola e Gripe A?
Aproveite este momento para identificar o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema.
Atividade 02
Após o debate sobre o tema com a turma os alunos deverão assistir aos seguintes vídeos selecionados no Youtube sobre a Peste Negra, produzidos e postados pelo Professor Licio sobre os quais os alunos serão estimulados a refletirem sobre os fatores, resultados da propagação e contágio das epidemias entre os grupos humanos, a visão cultural dos povos da época fazendo com que eles se sintam a vontade de expor suas opiniões e conclusões sobre o vídeo.
Atividade 03
Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em grupos pequenos para que possam se organizar no processo de pesquisa sobre o assunto. As ferramentas para pesquisa serão uso da internet, livros didáticos, jornais e revistas com assuntos sobre o tema proposto.
Atividade 04
Depois de terem pesquisado sobre as grandes epidemias da história cada grupo deverá apresentar aos colegas as informações que construíram durante a pesquisa sobre cada epidemia. Para estimular integração entre os alunos e a socialização de conhecimento, os grupos criarão um material informativo abrangendo os assuntos que acharam mais relevantes.


Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de construção do trabalho através da observação continua tanto das habilidades adquiridas sobre o assunto proposto quanto da utilização e exploração dos recursos disponibilizados e também através da observação e qualidade das interações, discussões e produções realizadas.
Data: 21/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário